O que é psicoterapia do luto?

A psicoterapia do luto tem como proposta auxiliar o paciente na resolução dos conflitos desencadeados pela separação e perda, levando em consideração o histórico de perdas vividas pelo indivíduo ao longo de sua experiência.

O processo do luto não está atrelado tão somente ao evento da morte, mas também as perdas sejam elas reais ou simbólicas que os indivíduos sofrem ao longo do seu desenvolvimento. O ser humano pode vivenciar o processo de luto por perdas sociais, profissionais, pessoais, entes queridos e de pets. Cada indivíduo tem sua forma de elaboração ou não dentro de seu processo.

O processo do luto inevitavelmente esta presente em uma dinâmica que compõe a existência humana que são os polos: vida e morte. Nossa sociedade em certa medida evidencia dificuldade em lidar com perdas.

O luto se caracteriza como a perda de um elo significativo entre a pessoa e o objeto perdido, trata-se de um fenômeno natural, podendo tornar-se patológico em algumas circunstâncias. Perder e vivenciar processos de luto ocorre de maneira constante ao longo do desenvolvimento do ser humano.

O simples fato de se tornar um adulto pode vir carregado do sentimento de perda devido as mudanças que os indivíduos enfrentam em cada fase do desenvolvimento. A forma como elaboramos perdas na infância, tem papel fundamental na forma como vamos elaborar nossas perdas enquanto adulto.

Em alguns casos se faz necessário o auxilio de um profissional para que o indivíduo consiga elaborar sobre suas perdas.